terça-feira, 19 de abril de 2011

Batch Teste Sua Conexão com Internet

Olá Caros Leitores,

Muitas empresas utilizam programas que conectam a VPN corporativa, claro que para isso funcionar o usuário precisa estar conectado com a Internet, se não provavelmente o conexão com a VPN não será estabelecida.

Normalmente pedimos para o usuário abrir três paginas na Internet para verificar a conexão, mas recebi um caso que utilizavam proxy configurado no Internet explorer, e a sessão com o proxy só é estabelecida depois de conectar com a VPN corporativa. Então nada melhor do que criar um batch mostrando para o usuário se ele esta ou não conectado a Internet para poder fazer a conexão com a VPN, enxergar o proxy e então navegar.

Resolvi criar um batch simples que se comunica com o dns publico do google (serviço muito estavel) e se responder envia mensagem que esta conectado, se não envia mensagem que não está conectado. Segue o código:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
@echo off
cls
TITLE TESTE DE CONEXAO COM INTERNET
color 1F
echo.
echo Testando sua conexao com a internet, aguarde um momento...
ping 8.8.8.8 >>c:/logtestnet.txt
IF NOT ERRORLEVEL 1 goto OK
IF ERRORLEVEL 1 goto ERRO
:OK
ECHO.
ECHO.
ECHO SEU COMPUTADOR ESTA CONECTADO A INTERNET!!!
PAUSE
exit
:ERRO
ECHO.
ECHO.
ECHO SEU COMPUTADOR NAO ESTA CONECTADO A INTERNET!!!
PAUSE
exit
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recebia muitas reclamação que o software de conexão de vpn corporativa apresentava erro, sendo que o usuário não estava nem conectado a Internet, agora o usuário carregar o script e mostra a mensagem bem simples e clara se ele está ou não conectado a Internet.

Abraços,

2 comentários: